Secretariado Remoto

Secretariado Remoto

Toda profissão tem certo momento de mudanças, reformulações e novas tendências, e parece que estamos vivendo mais uma vez esse momento no Secretariado.

Pois é, assim também como a profissão de Secretária ao longo do tempo, muitas mudanças foram sentidas por essa profissional e ela teve que se adaptar com muita força e visão de futuro.

No caso, estou falando sobre a nova tendência hoje que é se tornar Secretária Remota (Assistente Virtual), porém, reafirmo, como em várias publicações que já fiz, que não vamos mudar todos para o Secretariado Remoto: simplesmente vamos ter mais uma opção de trabalho. Os profissionais remotos nunca substituirão a(o) Secretária(o), pois estas(es)  se fazem presentes e importantes em vários setores.

Muitas(os) Secretárias(os) estão migrando para essa função. Eu mesma já faço isso há algum tempo. Em minhas pesquisas, pensava ser o meu plano “B” e usaria no final da minha carreira, mas sabemos que não foi bem assim: com a crise de 2015, ele se tornou meu plano “A”. Porém, no início de 2009, quando descobri essa função, passei por um longo período de aprendizagem e pesquisa e coletei muitas informações sobre esse novo jeito de secretariar.

Quando iniciei, havia apenas 3 no Brasil (3 páginas no Facebook, sem muita divulgação): na verdade, o número era praticamente nulo – quem sabia não falava e ninguém comentava a respeito.

Eu era a 4ª e me sentia feliz por isso, pois estava me envolvendo em algo diferente e muito moderno.

Depois de muitos anos, pesquisas em sites internacionais, muita leitura e estudo, resolvi fundar minha própria e mpresa como Secretária Remota.

Chegar ao mercado é bem difícil, pois muitas pessoas não conhecem e não entendem do que se trata.

O trabalho com divulgação e contato é grande, mas satisfatório. Porém, é difícil conseguir chegar em empresas e gestores para apresentar esta nova modalidade de trabalho.

Engana-se quem acha que o fato de eu não ter patrão ou horários faz com que a função seja mais fácil: autogerenciar-se é muito mais difícil do que ter patrão, e eu digo que alguns são gerenciáveis e outros não, simples, porém algumas pessoas não têm o perfil para se “virar” sozinhas e resolver os problemas do dia a dia. Alguns necessitam de um chefe, gestor ou Diretor para “cobrar” e agilizar as tarefas. Isso não é ruim, apenas um perfil pessoal e profissional. Em qual deles você se encaixa?

Tenho em mente que algumas pessoas não compreendem o que é trabalhar sozinha e em silêncio, ficar em frente ao computador, não ter com quem conversar ou tomar um café.

Algumas pessoas sentem falta desta convivência, de estar com outras pessoas no ambiente de trabalho.

Ter seu home-office em casa também não é tão fácil assim, pois todos em casa têm que saber respeitar seu espaço, aquele local que você usa para trabalhar, fazer suas ligações, entrar em contato com clientes e potenciais clientes.

Você não poderá ser atrapalhada(o) durante uma ligação, por exemplo.

Para se tornar uma Secretária Remota, primeiramente terá que ter formação na área, o que será um diferencial. Acredito que formação e experiência, apesar de não exigido, pode te fazer alçar voos mais altos.

Outros cursos e conhecimentos são importantes. Acredite, a Internet pode te ajudar e muito, especialmente se forem utilizadas fontes confiáveis.

E o mais importante: acredite no seu potencial.

Sandra Tarallo

Secretária Executiva | Secretária Remota |

Diretora | Executiva News Revista Digital |

CEO | One Consultoria Secretária Remota |

Marketing | Ponto T Digital

Cursando MBA Comunicação e Marketing | UNICSUL |

SRTE 50869/SP | Jornalista | MTB 82496/SP |

Siga minhas redes:

facebook/executivanewsrevistadigital

facebook/oneconsultoriasecretariaremota

linkedin.com/in/sandratarallo

Sites:

executivanewsrevistadigital.com

oneconsultoriasecretariaremota.com

secretariadoremotobrasil.com.br

pontotdigital.com.br

Executiva News Revista Digital

Edições: https://issuu.com/executivanewsrevistadigital

Sandra Tarallo

Sandra Tarallo

Graduada em Secretariado pela UNICID, cursando MBA em Comunicação e Marketing na UNICSUL, possui mais de 15 anos de experiência como Secretária da Presidência e da Diretoria no Rotary Internacional. Assessorou 15 presidentes neste período, bem como seus Diretores e o Conselho Diretor, organizando eventos, jantares, palestras, festividades e projetos sociais. Tem em seu CV a coordenação de projetos sociais realizados no Rotaract, grupo ligado ao Rotary, durante 10 anos. Foi ganhadora do prêmio de menção Rotária 2006/2007 (ano de sua presidência frente ao Rotaract). Desenvolve projetos de Designer Gráfico e Web há mais de 10 anos e, atualmente, exerce a função de Secretária Remota em sua própria empresa, a One Consultoria Secretária Remota, é a idealizadora e Diretora da Executiva News Revista Digital, Revista voltada ao público do Secretariado e à área administrativa, e também atua na área de marketing digital.

  • Tati Santos Lisboa

    Olá, sou secretaria e queria entender como é possível ser secretaria remota. Pode me dar mais detalhes? achei interessante mas ainda não consegui esta modalidade de trabalho. Você faz todas as rotinas no escritório porem em casa? como isso? eu acho impossível sem ter o contato com o Gestor rs não consigo ainda absorver. Só queria entender mais sua rotina para compreender melhor. Achei interessante e vou pesquisar mais sobre o assunto. Obrigada.

-->