Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro.

Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro.

Você tem empatia? Você é uma pessoa empática? Ao longo do dia você tem o hábito de se colocar no lugar do outro? É fácil praticar a empatia?

Quantas perguntas não é? Mas muitas pessoas nem sequer pensam ou se colocam no lugar do outro, falam que são empáticos, mas quando na verdade é dito da boca para fora. Neste momento você deve estar pensando quem são essas pessoas, ou até mesmo se somos assim.

Se colocar no lugar do outro é uma atitude muito nobre, que poucos praticam, mas ao se colocar no lugar do outro você tem que passar exatamente o que o outro está passando, não é uma tarefa fácil e dependendo da situação não fazemos isso.

Mas para realmente se colocar no lugar do outro você deve calçar os sapatos dessa pessoa e caminhar junto dela e assim realmente irá saber o que está passando, às vezes fazemos pré-julgamentos, antes mesmo de conhecer a pessoa ou se situar no ambiente, eu já fiz pré-julgamentos e muitas das vezes eu estava errada, temos o hábito de pré-julgar antes de saber como as coisas realmente são.

A empatia leva você a ajudar o próximo, está ligada ao altruísmo, é você ter amor ao próximo e querer ajudar sem pedir nada em troca, é se colocar no sofrimento do outro e compreender melhor o sentimento alheio.

Sabemos que no ambiente corporativo, dependendo da situação é muito difícil, tanto se colocar no lugar do outro como defender uma pessoa que está sendo julgada, é mais fácil julgar ou acusar, mas que tal começarmos aos poucos, sermos mais empáticos, ajudar o próximo e fazer o bem, além de ajudar, isso fará bem para você e para o ambiente de trabalho, tornando-o mais leve e agradável para se trabalhar.

Quando você pratica o bem, todas as coisas boas vêm, eu acredito plenamente nesta frase, faça o bem e o retorno será garantido!

Um grande abraço e boa leitura!

Keli Pereira dos Anjos

KELI PEREIRA DOS ANJOS

KELI PEREIRA DOS ANJOS

Secretária executiva de formação, atualmente trabalha na empresa Vicar S/A no departamento administrativo. Na carreira como Secretária de Diretoria, assessorei durante 07 anos o presidente e os diretores da empresa Aro S.A. Exportação, Importação, Indústria e Comércio empresa de embalagem metálicas, iniciei como auxiliar de secretaria, passo a passo ao cargo de Secretária de Diretoria, qualidade e investimento constante no aprendizado. Autora do artigo: “A Secretária nos dias de hoje” - Publicado na 7ª Edição da Executiva News Revista Digital parceria com One Consultoria Secretária Remota - Nov/2016.

-->