COOPERAÇÃO ENTRE SECRETÁRIAS

COOPERAÇÃO ENTRE SECRETÁRIAS

Para encerrar o ano, gostaria de falar sobre as relações entre as secretárias e o porquê de tanta desconfiança e intriga. Quem já trabalhou em um pool de secretárias sabe bem o que estou dizendo.

Assim como encontramos funcionários de todos os tipos e gostos, não seria diferente com as secretárias, que apesar de parecermos milagreiras algumas vezes, somos também humanas, e por isso, com falhas e defeitos.

Sempre me pergunto o motivo pelo qual algumas secretárias são mais ríspidas do que outras. Algumas sei que se espelham no chefe, sendo ele um pouco mais rude e grosseiro, logo ela vira uma “miniatura” daquele mesmo tipo de humor e atitudes. Outras são “egoístas” com informações e com isso acabam prejudicando ou atrasando o ritmo de trabalho como um todo; e têm aquelas que simplesmente são como são e bola pra frente.

Esse tipo de rispidez e egoísmo é ainda mais evidente no relacionamento com as novas secretárias. Pois é, você começa num emprego novo, fresquinho, e dá de cara com uma secretária com mais tempo de casa; que não só segura informações, como em alguns casos tenta deliberadamente prejudicar você, a novata.

Seja lá qual for o motivo para tanta rispidez ou retenção de informação, uma coisa é fato, nenhuma destas atitudes é saudável para a empresa no geral.

Que fique claro, quando digo “reter” informações me refiro simples e exclusivamente a informações úteis claro, mas não confidenciais. Como por exemplo, uma lista de ramal interna ou das filiais/matriz, restaurantes preferenciais dos executivos da empresa naquela região, entre outras. Informações aparentemente banais, mas de grande relevância para a boa execução das atividades no dia-a-dia.

Aqui vai meu apelo, que as secretárias consigam ser mais unidas, mais acessíveis, mais humildes. Que ajudem àquela que esta chegando e umas as outras. Assim poderemos fazer o melhor e trazer o melhor de cada uma de nós à tona; e desta forma sermos ainda mais úteis para a empresa, para os nossos executivos e fazer do nosso ambiente de trabalho um lugar harmonioso e agradável de estar.

Como disse certa vez Benjamin Franklin: “Quando somos bons para o outros, somos ainda melhores para nós.”

Ivy Bottaro

Ivy Bottaro

Ivy Bottaro

Cursou Técnico em Secretariado, é graduada em Administração de Empresas pela UNIB, fez especialização em Recursos Humanos na FGV e Comunicação e Marketing em Dublin. São mais de 20 anos como Assistente Executiva de multinacionais diversas. Tem uma vasta experiência internacional, trabalhou nos Estados Unidos por 3 anos e na Irlanda por 1 ano. Na vida pessoal, é casada a 10 anos e mãe de um lindo casal!

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